
O SER Organização Produtiva
Blog post description.
Sempre pensei nas empresas como organismos vivos, atuando com a mesma dinâmica de um ser humano.
Se a alta performance de uma pessoa está diretamente relacionada à clareza de quem ela é - propósito, valores e objetivos - ao planejamento, organização, saúde física, mental, social e espiritual, fico aqui imaginando como deve ser a performance de uma empresa, que é o resultado da sinergia entre tantas pessoas.
Ler a matéria "Para a conta ter resultado positivo"* aguçou ainda mais minha reflexão.
De nada adianta a tecnologia sem o protagonismo das pessoas. Sem o entendimento do corpo da qual elas participam. Sem a clareza dos valores e objetivos. Sem colaboradores com a convicção de que são responsáveis por seu desenvolvimento. Sem uma liderança envolvente com comunicação clara e transparente.
A ideia de produtividade aliada à visão imediatista (característica do nosso país) pode gerar uma cultura “tarefeira” em que se marcam como “concluídas” as dezenas de atividades estabelecidas para determinado objetivo. Porém, a produtividade está relacionada não apenas a quantas tarefas importantes são realizadas, mas também no “como” e "para que" são realizadas.
Nesse contexto, a visão clara das consequências de longo prazo e das ações que geram sustentabilidade, são mandatórias.
Cultura, Saúde, Equilíbrio, Liderança e Comunicação são elementos fundamentais na "cola" que mantém a sinergia e o organismo vivo.
Como está a "cola" na sua empresa?
Ellen Souza
*Especialista em Gestão Estratégica, Fonoaudióloga e apaixonada por Gente e Gestão.

